Eventos

Under A Biomedical Eye

08/05/2021 - Remoto

O NEBM-IST traz-te a primeira edição do evento “Under A Biomedical Eye”, cuja principal finalidade é mostrar a importância que a investigação científica tem na sociedade emergente atual e estimular a curiosidade dos vários alunos de engenharia e medicina, em investir profissionalmente na área da investigação quando ingressarem no mercado de trabalho.

Durante o dia 8 de Maio, via zoom, várias palestras sobre diversos projetos de investigação na área de Engenharia Biomédica/Medicina irão realizar-se e se estás interessado em saber o percurso profissional de cada investigador, os desafios que tiveram que ultrapassar e como foi a implementação do seu projeto, não percas esta oportunidade!

Podes-te inscrever no seguinte link: https://forms.gle/cj7HUbfy4EErvQ2BA.

Dia 8 de Maio, contamos contigo!

Intervenção Coronária Complexa Guiada por Simulação Específica com Impressão 3D | 9h30-10h15

Horário

9h30-10h15

Descrição:

O médico que trata doenças cardiovasculares por abordagem minimamente invasiva, em particular por cateterismo cardíaco, não partilha o “privilégio” dos cirurgiões de observar e tocar diretamente nas estruturas anatómicas. A manipulação dos tecidos é feita à distância (por intermédio de um cateter, distando ~1 metro) e a monitorização da intervenção é feita por métodos de imagem maioritariamente bidimensionais (fluoroscopia). Assim, a curva de aprendizagem é lenta e exigente, e o planeamento do procedimento exige uma integração mental de vários métodos de imagem e informações complementares.

Desde 2016 que trabalhamos em equipa multidisciplinar (engenheiro mecânico e dois cardiologistas de intervenção) no desenvolvimento da impressão tridimensional para apoio à intervenção cardiovascular percutânea, com duas vertentes principais. Por um lado, modelagem de estruturas anatómicas específicas de doente para estudar a melhor técnica/dispositivo a utilizar, no âmbito de medicina personalizada; por outro, desenvolvimento de simuladores baseados em impressão 3D (SimulHeart™) com o objetivo de treinar equipas médicas nas técnicas utilizadas mais frequentemente (por exemplo, tratamento da doença cardíaca isquémica, a maior causa de morte em países desenvolvidos).

Durante a apresentação, irei partilhar os passos deste processo fascinante, desde a conceção inicial, desenvolvimento em equipa multidisciplinar, criação da startup, financiamento e futuro.

Orador

Dr. Manuel Oliveira-Santos

Biografia:

Assistente Hospitalar de Cardiologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra desde 2018, com atividade na Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC)

Sub-especialista em Cardiologia de Intervenção desde 2020

Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) - 2011

Aluno de Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde, FMUC

Assistente Convidado da Unidade Curricular de Patologia Torácica e Vascular, FMUC

Concluiu em 2018 uma pós-graduação da Harvard Medical School: Portugal Clinical Scholars Research Training

Investigador principal do ensaio clínico Rosuvastatin Effect on Atherosclerotic Plaque Metabolism - a Subclinical Atherosclerosis Imaging Study With 18 F-NaF PET-CT (NCT03233243)

Autor e coautor de mais de duas dezenas de artigos em revistas indexadas e mais de uma centena de apresentações em congressos nacionais e internacionais. Vencedor de vários prémios incluindo o Prémio Jovem Cardiologista de Intervenção 2018 e Melhor Aluno do Mestrado Integrado de Medicina da FMUC 2005/11

Atualmente vogal da comissão executiva do Centro Nacional de Coleção de Dados em Cardiologia, do Grupo de Estudos de Saúde Digital da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e membro do grupo de estudo Jovens Cardiologistas de Intervenção da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular

Sistema de Monitorização de ECG Invisível para uso doméstico | 10h25-11h10

Horário

10h25-11h10

Descrição:

Só nos EUA, há quase duas vezes mais ataques cardíacos do que incêndios em residências relatados todos os anos. No entanto, uma casa típica tem vários detetores de incêndio para ajudar a prevenir o último e praticamente nenhuma maneira de avisar sobre o primeiro. Os sensores biomédicos, bem como a sua a análise e interpretação podem ser usados para a avaliação do bem-estar, garantir a prestação de cuidados de saúde preventivos e a criação de formas mais eficientes de curar uma determinada patologia.

Embora os wearables tenham contribuído para tornar esses elementos uma parte mais abrangente e integral da vida diária das pessoas, o sensoriamento biomédico pode levar o monitoramento da saúde um passo mais à frente. Ao incorporar sensores biomédicos no ambiente circundante de uma forma mais integrada, o sensoriamento biomédico pode tornar-se muito mais difundido. Embora não seja provável que essa abordagem “substitua” os métodos regulares de monitorização da atividade cardíaca, eles podem atuar como substitutos invisíveis ou complemento do atendimento médico regular.

Nesta palestra, forneceremos uma breve introdução à abordagem dos "invisíveis" ao sensoriamento biomédico, descrevendo algumas das maneiras pelas quais eles podem ser incorporados em nossa vida quotidiana e ainda apresentar exemplos práticos de ferramentas e instalações conceituais que ilustram como simples objetos do quotidiano se podem tornar em “médicos invisíveis” no futuro.

Orador

Prof. Hugo Silva

Biografia:

Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) - Universidade de Lisboa

Investigador no IT - Instituto de Telecomunicações

Professor no Departamento de Bioengenharia do IST desde 2019

Cofundador de várias empresas inovadoras de base tecnológica que operam na área de dispositivos médicos para saúde e bem-estar

Desenvolvimento BITalino

Impacto do Tráfego Intracelular no Alzheimer | 11h20-12h05

Horário

11h20-12h05

Descrição:

Dada a relevância que o Alzheimer tem na sociedade atual, no momento, a nossa equipa foca-se em dois projetos principais. Um sobre os mecanismos sinápticos dos fatores de risco genéticos da doença de Alzheimer de início tardio ligados ao tráfico endossomal. Outra é sobre os mecanismos de envelhecimento neuronal que podem potencializar a doença de Alzheimer. Para tal, usamos sistemas celulares avançados com base em neurônios primários de camundongos e neurônios induzidos por humanos e Crispr-Cas9 para introduzir mutações de doenças para analisar disfunção endolisossomal e sinapse com análises bioquímicas e neurociências abrangentes e quantitativas avançadas de imagem de célula única, pois o PI recebeu três prêmios.

Oradora

Dra. Claúdia Almeida

Biografia:

Doutorada em Neurociências, Faculdade Medicina de Lisboa

Group Leader – Neuronal Trafficking in Aging Lab CEDOC – Chronic Diseases Research

ExoShoulder - Exosqueleto do Membro Superior para Criança com Osteomielite do Úmero | 12h15-13h00

Horário

12h15-13h00

Descrição:

O projeto ExoShoulder tem como principal objetivo validar uma metodologia genérica de desenvolvimento de produto, baseada em processos avançados de fabrico, nomeadamente digitalização 3D, modelação geométrica e fabrico aditivo, para o desenvolvimento de um exosqueleto passivo e articulado de membro superior. O projeto pretende melhorar a função do membro superior para um caso de estudo de uma criança sem diáfise umeral, resultante de uma infeção deste osso (osteomielite). A metodologia foi aplicada no desenvolvimento de uma prova de conceito para um indivíduo saudável, tendo sido realizados testes funcionais e de utilização a longo prazo para validação da sua função e conforto. Os resultados permitem concluir que a implementação da metodologia proposta possibilita o desenvolvimento de soluções ortópticas customizadas e funcionais, de forma rápida e a um custo reduzido. De momento, o conceito está a ser adaptado à antropometria da criança.

Oradores

Prof. Miguel Tavares da Silva

Biografia:

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa

Professor Associado no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico

Coordenador executivo do Laboratório de Biomecânica de Lisboa

Coordenador do Grupo de Investigação em Biomecânica do Movimento do IDMEC


Joana Grilo

Biografia:

É aluna do 4º ano de Engenharia Biomédica no IST e tem interesse na área da Biomecânica já desde os tempos de Ensino Secundário. Estando envolvida em vários projetos e organizações, encontrou no Laboratório de Biomecânica de Lisboa, ao qual se juntou em 2019, a oportunidade para explorar a sua principal área de interesse num projeto de cariz social.


Sérgio Gonçalves

Biografia:

Mestre em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Encontra-se a desenvolver o seu PhD na área da análise e simulação do movimento humano. Acumula ainda funções como técnico de laboratório no Laboratório de Biomecânica de Lisboa e Laboratório de Biomecânica dos Tecidos do Instituto Superior Técnico. Os seus interesses científicos relacionam-se com as áreas da análise biomecânica do movimento, biomecânica computacional e experimental; análise dinâmica multicorpo, análise da marcha e desenvolvimento de dispositivos médicos.


Leonor Jud

Biografia:

Finalista do Mestrado Integrado de Engenharia Mecânica, desde a Licenciatura desenvolveu um fascínio pela área da Biomecânica. De forma a poder desenvolver a sua educação nesta área, aproveitou as várias oportunidades ao seu dispor para assimilar conhecimentos do curso de Engenharia Biomédica. O maior complemento à sua aprendizagem tem sido a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos desenvolvidos ao longo do seu curso, através da contribuição no Laboratório de Biomecânica de Lisboa.


DeepPathCOVIDx | 15h30-16h15

Horário

15h30-16h15

Descrição:

Investigadores do Instituto Superior Técnico (IST) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) desenvolveram, em conjunto com Hospital da Luz, o DeepPathCOVIDx, um sistema de análise das radiografias torácicas que estima a probabilidade de as mesmas terem as propriedades que caracterizam um doente com Covid-19. A criação de modelos de inteligência artificial que identifiquem características radiológicas da Covid-19 em imagens de raio-X torácico permite, em combinação com outra informação clínica, ajudar na tomada de decisão de casos suspeitos, assumindo-se com uma importante e útil ferramenta de apoio ao trabalho dos profissionais de saúde. O sistema, já verificado com bases de dados públicas, está, atualmente, a ser testado com os dados fornecidos pelo Hospital da Luz e Hospital Beatriz Ângelo.

Oradores

Dr. Arlindo Oliveira

Biografia:

Arlindo Oliveira licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorou-se na mesma área pela Universidade da Califórnia em Berkeley, com uma bolsa Fulbright. Foi investigador do CERN, do Electronics Research Laboratory da UC Berkeley e dos Berkeley Cadence Laboratories. É professor distinto do IST, presidente do INESC, administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos e investigador do INESC-ID. Publicou três livros, traduzidos em diversas línguas, e mais de 150 artigos científicos em revistas e conferências internacionais da especialidade, nas áreas dos algoritmos,aprendizagem automática, bioinformática e arquitectura de computadores.

Tem experiência de aplicações de sistemas de informação nas áreas das telecomunicações, finanças e distribuição. Foi administrador de diversas empresas e instituições, assim como presidente do INESC-ID e da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial. É membro da Academia da Engenharia e membro senior do IEEE. Foi presidente do Instituto Superior Técnico entre 2012 e 2019. Recebeu diversos prémios e distinções, entre os quais o prémio Universidade Técnica de Lisboa /Santander por excelência na investigação, em 2009.


Prof. Bruno Martins

Biografia:

Bruno Martins é professor assistente no Departamento de Informática e Engenharia do IST e investigador no Laboratório de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão do INESC-ID, onde trabalha em problemas relacionados com as áreas gerais de recuperação de informação e ciências da informação geográfica. Tem estado envolvido em vários projectos de investigação relacionados com aspectos geoespaciais no acesso e recuperação de informação, e acumulou uma experiência significativa na abordagem de desafios na intersecção da recuperação de informação com as ciências da informação geográfica.


Eng. Mário Cardoso

Biografia:

Mário Cardoso tirou a licenciatura e o mestrado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), especializando-se em Sistemas Inteligentes e Processamento e Análise de Dados. Ao longo da sua tese de mestrado estudou técnicas de aprendizagem automática para fazer previsões com sequências de dados de deteção remota. É investigador do INESC-ID, atualmente inserido em diversos projetos relacionados com a pandemia COVID-19 em Portugal, desde a modelação da sua evolução através da geração de previsões futuras de risco em território continental (INTAKE) até à deteção automática de COVID-19 em raios-X ao tórax (DeepPathCOVIDx).


Eng. João Cardoso

Biografia:

João Cardoso obteve a licenciatura e mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico, especializando-se em Sistemas Inteligentes e Processamento e Análise de Dados. A sua tese de mestrado abordou o tópico de geração automática de relatórios médicos para imagens de raios-X ao tórax, com recurso a técnicas de aprendizagem automática. Após a tese, aceitou o desafio proposto pelo projecto DeepPathCOVIDx onde teve a possibilidade de desenvolver modelos capazes de estimar a possibilidade de um doente ter COVID19. Projecto este realizado sobre a alçada do INESC-ID, juntamente com o hospital da Luz.

VR4NeuroPain & Com@Rehab | 16h25-17h10

Horário

16h25-17h10

Descrição:

O projeto VR4NeuroPain é um sistema de reabilitação interativa que utiliza a RV para monitorização da dor neuropática. O projeto Com@Rehab tem como objetivo principal o desenvolvimento de um Módulo de Comunicação Digital (MCD Rehab), como complemento à solução de reabilitação interativa VR4NeuroPain. Pretendemos concentrar-nos no desenvolvimento das competências comunicativas dos vários agentes envolvidos, reforçando ao mesmo tempo a literacia tecnológica e a interatividade com a tecnologia. Pretendemos apoiar a gestão de atividades terapêuticas dirigidas aos pacientes pós-COVID, tornando, assim, o programa mais eficaz e eficiente.

Oradoras

Prof. Micaela Fonseca

Biografia:

Professora Auxiliar na Universidade Europeia, desde 2012. Licenciada em Engenharia Física e doutorada em Física na especialidade Física Nuclear Aplicada pela FCT/UNL. Professora Auxiliar convidada, na FCT/UNL. É investigadora no centro de investigação “Laboratory for Instrumentation, Biomedical Engineering and Radiation Physics”. O trabalho de investigação é desenvolvido no Campus Tecnológico Nuclear/IST, nas áreas de Astrofísica (nucleossíntese), Técnicas de Análise de Feixe de Iões e Biomédica (estudo da osteoporose, da doença de Paget e do cancro da tiroíde com recurso a isótopos radioactivos). Em 2011, foi investigadora no grupo Experimental Astrophysics da Goethe University Frankfurt am Main.


Prof. Rute Costa

Biografia:

Professora Associada no Departamento de Linguística

Unidade de investigação: Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL)

Áreas de investigação: Terminologia, Lexicologia, Ontologias, Tradução de Especialidade, Tratamento automático da língua

Engenharia de Tecidos para Regeneração Óssea | 17h20-18h05

Horário

17h20-18h05

Descrição:

A demanda clínica em procurar estratégias no ramo da Engenharia de Tecidos para promover a regeneração óssea tem vindo a crescer devido ao aumento de fraturas não consolidadas e à cicatrização retardada existentes em pessoas de idade mais avançada.

No entanto, os implantes biomédicos em ortopedia e odontologia têm vindo a enfrentar vários desafios e manifestado algumas preocupações clínicas. Assim sendo,como podemos melhorar os implantes que já estão no mercado?

Embora a estrutura do implante possa ser semelhante à do tecido, a maioria dos biomateriais utilizados não consegue atingir a funcionalidade devido à falta de bioatividade e fatores osteoindutores. Alguns avanços no campo de implantes biomédicos incluem a introdução de modificações no esqueleto por meio de células-tronco específicas do paciente e pela incorporação de proteínas da matriz extracelular, melhorando a regeneração óssea.

Estas estratégias são altamente promissoras para o desenvolvimento de novas abordagens personalizadas de Engenharia de Tecido Ósseo, permitindo a fabricação de esqueletos adaptados aos defeitos do paciente com desempenho biológico aprimorado e propriedades osteoindutoras.

Oradora

Dra. Marta Carvalho

Biografia:

Investigadora na área de Engenharia de Tecidos no Instituto de Bioengenharia e Biociência do Instituto Superior Técnico (iBB)

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Instituto Superior Técnico

Recolha para a Cruz Vermelha

19/04/2021-30/04/2021 - Núcleo de Engenharia Biomédica

O NEBM está a organizar uma recolha solidária de roupa e material escolar de 19 a 30 de abril para a Cruz Vermelha Portuguesa. Precisa-se principalmente de roupa de criança (0-16 anos), roupa de cama, cobertores e material escolar. Tudo o que for entregue deve estar limpo e em boas condições. Se conseguires contribuir, envia um mail para nebiom@gmail.com para marcar a hora de entrega do material.

Contamos com a tua ajuda!


Bio-Entrevista Rafael Miranda

22/04/2021- Remoto

A 5ª Bio-Entrevista está prestes a chegar, por isso preparem-se, porque no dia 22 de abril às 19:15h têm o privilégio de poder assistir ao testemunho do Rafael Miranda, ex-aluno do IST e que atualmente está a fazer um PhD na Siemens Healthineers.

Assim, se tens curiosidade em saber todo o percurso académico/profissional do Rafael não percas esta experiência enriquecedora e preenche este forms de inscrição:

Link do form para inscrição: https://forms.gle/b64eTLne8huacyit6

Contamos contigo!


Workshop C++

10/04, 14/04 e 17/04 - Remoto

Tens curiosidade em aprender uma nova linguagem de programação e sentes que os tutoriais do Youtube já deram tudo o que tinham a dar?

É com isto em mente que o NEBM-IST, em parceria com a Hackerschool, decidiu organizar um workshop de C++, uma linguagem bastante utilizada em sistemas operativos, browsers e jogos.

A formação vai ser dividida em três sessões que ocorrerão nos dias 10 de abril, às 10h, 14 de abril às 18h30, e 17 de abril às 10h.

Pretendemos que ao participares neste workshop consigas aprender e aprofundar conhecimentos acerca desta linguagem de programação o que terá um custo de 5 euros.

Para além disto, a formação está limitada a 30 participantes e no final da mesma receberás um certificado creditado pela Hackerschool, mas apenas se compareceres a todas as sessões.

Tendo por base estas informações, se manifestas interesse em participar neste workshop, queríamos pedir-te que preenchas este Forms que também te foi enviado por email e que se encontra na bio das nossas redes sociais.

Não percas esta oportunidade!


The Entrepreneur Mind

22/03/2021, 29/03/2021, 05/04/2021, 14/04/2021 e 20/04/2021 - Remoto

Acabaste o curso de medicina e sentes que afinal tens um bichinho pela economia ou que as tuas capacidades de gestão e estratégia são fenomenais?

Ou por outro lado, talvez és um engenheiro biomédico que está a desenvolver um dispositivo, mas que não sabe como o levar até ao mercado da forma mais inteligente?

O núcleo de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico (NEBM) e a Associação de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) juntaram-se numa parceria que visa resolver este problema e interligar as áreas da engenharia e gestão com a biologia e medicina.

Desta colaboração, surgiu o evento “The Entrepreneur Mind”.

Informações


Esta atividade pretende formar os estudantes da FMUL e do IST nas temáticas basilares do empreendedorismo na área da biotecnologia, criar sinergias entre estudantes de Medicina e Engenharia Biomédica, dotando, simultaneamente, os participantes, com ferramentas úteis para serem agentes ativos de investimento numa área com enorme potencial de desenvolvimento.

Esta formação decorrerá entre 22 de março a 20 de abril de 2021 em regime remoto.

É constituída por 5 sessões distintas, todas elas coordenadas por diversos profissionais experientes em cada área:

1ª Formação A Mente de um Gestor de Topo: Pensamento Crítico e Resolução de Problemas

Dia: 22 de Março

Hora: 18h-20h

Formador:

Eng. Emanuel Proença (Administrador Executivo no grupo Prio Energy)

2ª Formação Desenvolvimento Tecnológico: Da Idealização à Materialização

Dia: 29 de Março

Hora: 18h-20h

Formador:

Por Confirmar

3ª Formação Como Gerir um Projeto de Investigação | Políticas e Sistemas de Saúde

Dia: 5 de Abril

Hora: 18h-21h

Formador:

Prof. Bruno Silva-Santos | Prof. Francisco Goiana da Silva

(Vice-Diretor do Instituto de Medicina Molecular (iMM) | Presidente do Health Parliament Portugal)

4ª Formação Áreas de Futuro na Biotecnologia: Onde Investir?

Dia: 14 de Abril

Hora: 16h-18h

Formador:

Prof. Ricardo Perdigão Henriques (CEO na Bionova Capital)

5ª Formação Captação de Fundos: Como Vender uma Ideia?

Dia: 20 de Abril

Hora: 18h-20h

Formador:

Eng. Felipe Vieira (CEO na Network Me)

As inscrições irão abrir no dia 15 de março às 20h na plataforma UpEvents e terminam no dia 16 de março às 20h. A seleção dos participantes será efetuada por sorteio, dentro dos inscritos que demonstrem maior disponibilidade para as sessões.

As inscrições são abertas a todos os estudantes da FMUL e do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica do IST.


Escape Room

12/04/2021- Remoto

Estás numa sala fechada, sabendo que tens a possibilidade de a qualquer momento te ser lançado um aerossol carregado de coronavírus em cima…

A tua única saída só está disponível depois de resolveres todos os desafios que te propomos.

Serás capaz de escapar desta?

Inscreve-te, e verás!

Link do form para inscrição: https://forms.gle/Kgu3A2NWz1bmpCnx9


Job2BE

06/04/2021 e 07/04/2021 - Remoto

Dias 6 e 7 de abril terás a oportunidade de participar na primeira edição do Job2BE, uma feira de emprego especialmente dirigida a alunos de Engenharia Biomédica!

Para visitares a Feira Virtual, onde estarão presentes mais de 20 empresas, basta aceder à plataforma EVF nos dias do evento, através do Link.

Não te esqueças de criar uma conta para conseguires falar com as empresas por chat e partilhar o teu CV!

Para além disso, serão promovidas sessões de networking e workshops preparados a pensar em ti! Se estás interessado, pedimos que preenchas este formulário.

Fica atento ao e-mail e às nossas redes sociais, por não vais querer perder este evento!


Book Club

28/03/2021 - Remoto

O livro escolhido para o mês de abril foi o Giovanni's Room por James Baldwin, escrito em 1956.

Este livro foi escolhido por ser um livro de romance LGBT, de maneira a diversificarmos os géneros literários escolhidos.


Workshop Língua Gestual Portuguesa

31/03/2021 - Remoto

Sentes que aprender francês, mandarim ou italiano já se tornou pouco desafiante para o teu hemisfério esquerdo?

Gostavas de tornar a tua comunidade num espaço mais inclusivo e acolhedor?

Foi a pensar nestas questões que o NEBM-IST decidiu organizar um workshop de Língua Gestual Portuguesa, que decorrerá no dia 31 de março às 18h30, onde poderás aprender conceitos básicos da mesma como as saudações, alfabeto, números e cores, entre outros.

A formação terá um custo de 2 euros, tal que no final da mesma obterás um certificado de domínio básico de Língua Gestual Portuguesa, estando limitada a 15 participantes e aberta a todos os alunos do Instituto Superior Técnico.

v

Por isso já sabes, não percas a oportunidade de desenvolver este tipo de competências com a formadora Carolina Reis, Licenciada em Lecionação de Língua Gestual Portuguesa pela Escola Superior de Educação de Coimbra.

As inscrições começam hoje às 20h tal que para o fazeres basta usares o link que será enviado por email ou que se encontra nas nossas redes sociais.

Contamos contigo!


4ª Sessão Cinema Club

29/03/2021 - Remoto

Neste mês de Março, o 5/7 cinema club sugere o filme “Ex Machina” de Alex Garland.

É um filme rotulado como ficção científica, drama e thriller que retrata a história de um programador que é recrutado por uma empresa para participar num teste ao projeto Ava (Alicia Vikander), um robot dotado de inteligência artificial.

A reunião será dia 29 de março, às 21h, e esperamos encontrar-te lá para nos contares o que mais te impressionou neste filme e discutir as vantagens e desvantagens da inteligência artificial!

Esperamos por ti!


Achas que sabes jogar Xadrez?

27/03/2021 - Remoto

És um iniciante a jogar Xadrez e queres saber mais sobre este jogo de tabuleiro? Ou, por outro lado, já te sentes confiante para testar as tuas capacidades?

Então o NEBM traz-te o "Achas que sabes jogar Xadrez?", um evento para melhorar as tuas skills de xadrez!

Cada participante terá vários desafios com o intuito de enriquecer o teu conhecimento sobre esta modalidade.

De que é que estás à espera?


Workshop ““Making Serious Games for Physiotherapy with Clynx”

15/03/2021 e 23/03, 18h- Remoto

Em parceria com a Clynx, uma startup portuguesa que desenvolve jogos interativos para motivar e monitorizar pacientes de fisioterapia, o NEBM-IST vai organizar um workshop dividido em duas sessões de 1h30, onde terás a oportunidade de aprender os conceitos básicos de programação de jogos 3D em Unity, um dos motores de jogo mais utilizados globalmente, e de colocar esse conhecimento em prática com um desafio do mundo real.

Em paralelo com a formação, poderás vencer o desafio e ganhar uma experiência de estágio extracurricular na Clynx durante o 2º semestre.

Se tens interesse em fazer parte desta formação, reserva já na tua agenda os dias 15 e 23 de março nos quais receberemos o Gonçalo Chambel, CTO e Co-founder da Clynx às 18h.

As inscrições começam dia 8 de março via email ou recorrendo às nossas redes sociais.

Contamos contigo!


III BiomedEnsina

20/03/2021 - Remoto

A Parceria de Engenharia Biomédica de Lisboa, composta pelos Núcleos de Engenharia Biomédica da FCUL, do ISEL, da FCT Nova e do Instituto Superior Técnico reuniram-se novamente para mais uma edição do BiomedEnsina, um evento com formações dadas por alunos para alunos.

O evento deste ano contou com a formação de Machine Learning, dada pelo Mário Pinto, aluno de doutoramento, com o Case Study “Como Planear o Fabrico de uma Prótese, dado pela Marta Barbosa, aluna do ISEP + FMUP, e a formação de M-MACBETH, dada pela Susana Afonso e pelo Gonçalo Bico, alunos de Engenharia Biomédica do IST.

Por fim, um quizz foi realizado, onde todos os participantes tiveram de responder a questões, realizar “wikipedia runs” e até cantar!

Contamos contigo na próxima edição!


Bio Entrevista Joana Pinho

19/03/2021 - Remoto

As tão esperadas Bio-Entrevistas chegaram ao 2º semestre, desta vez com a nossa convidada Joana Pinho, que acabou o curso de Engenharia Biomédica no IST em 2015 e atualmente trabalha na Johnson & Johnson.

Mas o seu percurso não acaba aqui, pelo contrário!!

Para descobrires tudo sobre o trajeto da Joana tal como aprender algumas dicas, junta-te a nós no dia 19 de março às 18h30!

Contamos contigo!


VI Semana da Bioengenharia

08/03/2021 a 12/03/2021 - Remoto

Informações

A VI Semana da Bioengenharia (VI SBE) do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa irá ocorrer entre 8 e 12 de março de 2021 em regime remoto. O evento é organizado pelos cursos de Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Biotecnologia, Microbiologia e Bioengenharia e Nanossistemas do IST e conta com ciclos de palestras, workshops, pitches, Job Fair e Alumni Sessions.

As palestras e pitches não requerem inscrição prévia e são uma boa oportunidade de entrar em contacto com grandes cientistas e empresas de bioengenharia; irão ser sempre seguidas por desafios (SBE challenges). As restantes atividades necessitam de inscrição prévia na nossa app “SBE Semana da Bioengenharia” onde poderão ter acesso a informação mais detalhada do evento.

Este ano serão discutidos diversos temas ao longo da semana como Ambiente, Saúde, Biologia Celular, Indústrias Farmacêutica e Alimentar, Células Estaminais, Biomedicina no Espaço, Bioética, Bioinformática, Engenharia Clínica, Medicina Regenerativa, Engenharia de Tecidos e Nanotecnologia.

Para mais informações sobre os nossos oradores, painéis e atividades visitem o nosso site e redes sociais aqui: Website, Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.


3ª Sessão Cinema Club

02/03/2021 - Remoto

Desta vez, no mês de fevereiro, o 5/7 cinema club escolheu o filme “Ready Player One”, produzido e realizado por Steven Spielberg.

É uma ficção científica que retrata a vida de um rapaz que, perante um planeta a ser aniquilado, refugia-se num jogo virtual, o OASIS; neste, compete com milhares de jogadores numa caça ao tesouro onde o vencedor pode ganhar uma fortuna e o próprio OÁSIS, deixados pelo criador do jogo. Será que conseguem?

A reunião será dia 2 de março, às 21h, e esperamos encontrar-te lá para nos contares o que mais te impressionou neste filme!

Contamos contigo!


Biomind - Make it in 24h! | 3ªedição

26/02/2021 a 28/02/2021 - Remoto

Agradecimentos

A 3ªedição do Biomind - Make it in 24h! juntou 20 equipas, num total de 80 participantes interessados pela Engenharia Biomédica, para a resolução de mais um desafio na área da saúde.

Foram dias de trabalho intenso para todas as equipas, que culminaram na apresentação de grandes soluções.

Podes encontrar mais sobre este evento na secção Biomind do nosso site.

BioMind


Laboratórios Abertos

22/02/2021-26/02/2021 - Remoto


Na semana de 22 a 26 de fevereiro ocorreu mais uma edição dos Laboratórios Abertos de Bioengenharia, organizado pelo departamento de bioengenharia (DBE) e pelos núcleos de estudantes de Engenharia Biomédica (NEBM) e de Biológica (NEBIST).

Este evento tem o objetivo de apresentar os planos curriculares, objetivos e saída dos cursos de Engenharias Biomédica e biológica aos alunos do secundário de todo o país que ainda estão a tentar descobrir que rumo deverão seguir no fim do 12ºano.

Para além disso, a participação dos núcleos pretende mostrar as mais variadas atividades que os alunos destes cursos organizam e participam extracurricularmente e de que forma isso pode complementar a sua formação académica.

No fim, há ainda a apresentação de uma palestra por um docente do DBE de temas bem conhecidos na área da Bioengenharia, como por exemplo Terapias Génicas, Imagiologia Cerebral, Dipositivos Médicos ou ainda Ferramentas Bioinformáticas.

Apesar de terem sido realizados de forma menos usual, remotamentepela plataforma Zoom e sem a visita aos laboratórios do DBE, os Laboratórios Abertos de 2021 tiveram um grande sucesso e muitos alunos das mais variadas escolas secundárias portuguesas aprenderam sobre como é a vida de estudante no Técnico e como é que as Engenharias Biomédica e Biológica vão impactuar o mundo nas próximas décadas.

openlabs


Book Club

28/12/2020 e 28/01/2021 - Remoto

Para fomentar o gosto pela leitura dos nossos estudantes, o NEBM criou o Book Club, com uma simples premissa: sugerimos um livro, e no mês seguinte ele é discutido, porque tudo é melhor com amigos!


Workshop de Python II

28/12/2020- Remoto

O NEBM decidiu trazer-vos outro workshop de Python, este mais direcionado para o projeto de Elementos de Programação. Se estás com dificuldades no projeto ou tens algumas dúvidas que querias ver esclarecidas não percas mais tempo para te inscreveres.


Bio Entrevista: Joana Pinto

18/12/2020 - Remoto

O NEBM-IST traz-vos uma bioentrevista com a Joana Pinto: Mestre em Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico, neste momento CEO e co-fundadora da Clynx. Durante o seu percurso universitário passou pelo IEEE e pela Junitec. Vem descobrir mais sobre a sua jornada extraordinária.


Sessão de Esclarecimento sobre Perfis de Mestrado

09/12/2020 e 10/12/2020- Remoto

Estás interessado em obter mais informações sobre os diferentes perfis de mestrado em Engenharia Biomédica? O NEBM-IST está a organizar uma sessão de esclarecimento sobre os perfis de mestrado em que se poderás esclarecer todas as tuas dúvidas referentes a este tema. Vamos ter oradores que irão representar os diferentes perfis e no fim de cada apresentação uma sessão de dúvidas.


Workshop de LaTeX

07/12/2020 - Remoto

O NEBM traz-vos um workshop de LaTeX, um sistema de preparação de documentos bastante usado na elaboração da tese de mestrado. As vagas são limitadas por isso, se tiveres interesse, não percas mais tempo.


Bio Entrevista: Luís Rita

25/11/2020 - Remoto

As nossas Bio Entrevistas estão de volta! Desta vez com o Luís Rita, Mestre em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico e atualmente a fazer o doutoramento no Imperial College London. Entre muitos projetos, o Luís destaca-se no Top Talent under 25. Não percas esta oportunidade de saber tudo sobre o seu incrível percurso.


Sessão de Esclarecimento sobre Programas de Mobilidade

19/11/2020 - Remoto

Estás a pensar candidatar-te a algum programa de mobilidade? Não sabes ainda para que país ou faculdade deves ir? Ou que tipo de documentos deves tratar? Para responder a estas questões o NEBM-IST vai organizar um workshop onde poderás esclarecer todas as tuas dúvidas sobre programas de mobilidade e falar com alunos mais velhos que passaram por esta experiência.


Workshop de Pitch

02/11/2020 - Remoto

Tens dúvidas sobre que postura e comportamento deves adotar durante uma entrevista de emprego? É com isto em mente que o NEBM-IST voltou a organizar um workshop em parceria com a Spark, desta vez com o intuito de tornar o teu pitch mais rico em conteúdo, de modo a facilitar a tua colocação no mercado de trabalho.


Workshop de Python I

30/10/2020 - Remoto

Nunca tiveste contacto com nenhuma linguagem de programação e sentes-te um bocado às “aranhas”? De modo a garantir a familiarização dos alunos de primeiro ano ao Python, uma linguagem de programação abordada na cadeira de Elementos de Programação pretendemos realizar um workshop de Python dado pelo Francisco Cachado, aluno de 5º ano de Engenharia Biomédica. O workshop irá focar-se mais em aspetos funcionais do Python e na divulgação de certas ferramentas do mesmo, e ainda serão explicados os conceitos básicos desta linguagem de programação como complemento do que é aprendido nas aulas da cadeira referida.


Workshop de C.V.

19/10/2020 - Remoto

Em parceria com a Spark, uma agência de recrutamento e gestão de talento do futuro, o NEBM-IST decidiu realizar um workshop de C.V. de modo que os alunos ganhassem consciência de como devem elaborar este documento de extrema importância no processo de recrutamento por parte de empresas.


Bio Entrevista: Catarina Botelho

14/10/2020 - Remoto

Já alguma vez te questionaste sobre os desafios que poderás encontrar no mercado de trabalho? Nunca tiveste receio de acabar o curso e não exerceres uma profissão relacionada com Engenharia Biomédica? Para ficares mais esclarecid@, vamos entrevistar a Catarina Botelho, investigadora no INESC-ID, que nos dará o seu testemunho acerca da sua adaptação a esta nova etapa.


Quizzes

13/10/2020, 24/11/2020, 16/12/2020 e 15/01/2021 - Remoto

Sabe mais aqui

Podem procurar, mas duvidamos que encontrem melhor conjunto de quizzes! Para nos adaptarmos à situação pandémica, o NEBM decidiu juntar a sua equipa e imensos participantes no Zoom. O resultado? Estudantes relaxados, divertidos e que saem de cada um com uma maior cultura geral!

CAMPEONATO 1

Dia 13 de outubro, 21h


Dia 24 de Novembro, 21h:


Dia 16 de Dezembro, 21h:


Dia 15 de Janeiro, 21h



Jogo da Caixa

04/10/2020 - Remoto

O que é que acontece quando se mistura dentro de uma caixa criatividade e alguns objetos simples do quotidiano? Uma bela noite de diversão, isso mesmo!

Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ENEEB)

27/02/2020 - 01/03/2020 - Aveiro

IV Gala de Biomédica

21/06/2019 - 18h30 - Little Big Apple


In & Out of the Box

21/06/2019 - 18h30 - Little Big Apple


V Barba-i-cu Biomédico

21/05/2019 - 19h00 - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Big Boss Talk

07/05/2019 - 18h00 - Instituto Superior Técnico


Workshop LaTeX

04/04/2019 - 16h30 às 19h00 - Instituto Superior Técnico


Visita aos SPMS

25/03/2019 - 09h00 - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde


Workshop Java

11/03/2019 e 12/03/2019 - 17h30 - Instituto Superior Técnico V1.07


Mini Arraial de Biomédica

26/02/2019 - 19h - Espaço BBQ do Instituto Superior Técnico


BioMind - Make it in 24H!

16/02/2019 e 17/02/2019- Instituto Superior Técnico


Lanche de Natal Solidáro

20/12/2018 - 18h00 - Instituto Superior Técnico - Sala Q01


Sessões de Esclarecimento Referentes aos Perfis de Mestrado - Biomecânica e Dispositivos Biomédicos

06/12/2018 - 19h00 - Instituto Superior Técnico - Anfiteatro FA2


Sessões de Esclarecimento Referentes aos Perfis de Mestrado - Engenharia Clínica

06/12/2018 - 18h30 - Instituto Superior Técnico - Anfiteatro FA2


Sessões de Esclarecimento Referentes aos Perfis de Mestrado - Imagiologia, Biossinais e Instrumentação Biomédica

04/12/2018 - 18h30 - Instituto Superior Técnico - Anfiteatro EA5


Sessões de Esclarecimento Referentes aos Perfis de Mestrado - Bioengenharia Molecular e Celular, Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa

03/12/2018 - 18h30 - Instituto Superior Técnico - Anfiteatro QA02.1


Sessão de Esclarecimento Referente ao Programa de Mobilidade

22/11/2018 - Instituto Superior Técnico


BioMagusto

20/11/2018 - Instituto Superior Técnico


BiomedEnsina

27/10/2018 - Instituto Superior Técnico

Sabe mais aqui

Pelo vigésimo sétimo dia do décimo mês do ano de dois mil e dezoito deu-se a primeira edição do BiomedEnsina, no instituto superior técnico.

O dia começou às 9:30 com o primeiro workshop: Linguagem C, dado pela organização estudantil EBIMed, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade nova de Lisboa. Paralelamente houve outro workshop, How to start an organization from scratch, dado pelo aluno Andrea Farabbi, representando a EMBS-IST. Depois do coffee break da manhã houve ainda uma sessão acerca de Machine Learning (Deep Learning) encabeçada pela Cristiana Tiago, aluna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Da parte da tarde, com um pequeno atraso, começaram as sessões informativas: Inovação em saúde e o futuro da engenharia biomédica foi o tema trazido por David Magoublé, fundador da LabToMarket; Seguiu-se outra sessão encabeçada pela EBIMed onde falaram um bocadinho da sua organização, história e presentearam-nos com o seu testemunho.

Posteriormente, iniciaram-se dois workshops, também paralelamente: Arduino e Android Studio. Nestes workshops os participantes tiveram oportunidade de ter uma introdução ao Arduino, com vista ao desenvolvimento de um dispositivo de monitorização de pacientes e no segundo puderam iniciar a criação de uma aplicação móvel na área da saúde.

Para além de toda a aprendizagem a nível mais técnico, houve também muitas amizades criadas e eliminou-se qualquer estigma que pudesse haver, pois enquanto alunos do mesmo curso e percurso semelhante, ganhamos em partilhar as nossas vivências, experiências, pontos de vista e objetivos futuros.

Em suma, o saldo foi positivo e saímos todos com esperança no futuro, pois o evento não teria sido possível sem a cooperação das três equipas fantásticas que cada núcleo mencionado tem, do trabalho desenvolvido e tempo dedicado para que o evento acontecesse. Temos ainda a agradecer a participação dos excelentes formadores que se prontificaram em ajudar.

Ao que não correu tão bem, para o ano haverá uma outra edição!

Programa

Fotos do Evento


XVI Encontro de Engenharia Biomédica

24/10/2018 - Instituto Superior Técnico


Visita ao IBEB - Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica

16/10/2018 - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Workshop de Matlab

02/10/2018 e 09/10/2018

Formadores: Ricardo Trindade e Nuno Matias

A Barraca da TUA Mãe

04/10/2018 e 05/10/2018 - Arraial do Técnico


V Fim de Semana Radical

22/09/2018 e 23/09/2018 - Constância

Resumo

O fim de semana mais divertido do ano foi há uma semana e já deixa saudades!

As festividades começaram na manhã de sábado onde nos reunimos à entrada do IST, com ainda algumas caras ensonadas a sobressair. Daí partimos para o Zêzere Park Camping em Constância, onde nos instalámos. Após montarmos o acampamento, fomo-nos refrescar à beira do rio Zêzere, partindo de seguida para Castelo de Bode, onde iniciámos a espetacular atividade de canoagem que acabou, novamente, em Constância. Depois desta atividade cansativa, terminámos o dia com um delicioso churrasco, música e vários jogos. Na manhã seguinte, com energias recarregadas, a Green Rock proporcionou-nos um peddy paper que não só permitiu conhecer Constância, mas também praticar várias atividades como rapel, escalada, tiro com arco e ainda jogos tradicionais. De forma a premiar todos os concorrentes foi-nos oferecido um saboroso lanche durante o qual foi anunciada a equipa vencedora do peddy paper.

Já com o cair do dia, cansados e realizados, voltámos para Lisboa, aguardando ansiosamente a chegada do próximo Fim de Semana Radical proporcionado pelo NEBM-IST.


Receção aos novos alunos de Engenharia Biomédica

10/09/2018

Resumo

No passado dia 10 de Setembro, estivemos presentes na feira dos núcleos e na sessão de apresentação levada a cabo pela coordenação do curso. Seguiu-se um lanche de acolhimento proporcionado pelo mesmo.

Créditos: Técnico Lisboa

III Gala de Biomédica

23/06/2018 - Böoks

Resumo

No passado dia 23 de Junho decorreu a III Gala do NEBM.

Encontrámo-nos vestidos a rigor à porta do Books em Alcântara e depois de várias poses, imensos sorrisos e (demasiadas) fotografias entrámos para jantar.

A noite continuou muito animada com direito a entrega de prémios que destacaram a melhor personagem, a alma da festa, o melhor casal e muito mais! Encerrámos a gala com música, dança e acima de tudo muita diversão!

O NEBM agradece a presença de todos!

Até à próxima!


When Science Meets Technology: Brain-Computer Interfaces

10/05/2018 - Grande Auditório João Lobo Antunes, Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa


Visita à Fundação Champalimaud

08/05/2018

Fotografias





Vê as restantes fotografias aqui !


Visita ao Laboratório de Biomecânica de Lisboa

23/03/2018 - Instituto Superior Técnico


Visita à PLUX

22/03/2018


Workshop de Java

20/03/2018 e 22/03/2018

Formador: Rafael Correia

Workshop de LaTeX

19/03/2018

Formador: Vitor Minhoto

VII Mini-Arraial

13/03/2018 - Instituto Superior Técnico


IV Semana da Bioengenharia

05/03/2018 a 09/03/2018 - Instituto Superior Técnico

Informações
A Semana da Bioengenharia do Instituto Superior Técnico (SBE IST) foi desenvolvida pela primeira vez em 2014 como uma iniciativa dos alunos do Departamento de Bioengenharia do Mestrado em Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Biotecnologia e Microbiologia.

A SBE IST tem como missão melhorar a relação entre a comunidade académica e o mundo empresarial e científico, bem como divulgar o trabalho realizado em Portugal e no resto do mundo nos mais diversos campos da bioengenharia.

Para atingir este objetivo, reunimos, durante esta semana, um grupo interdisciplinar de estudantes, académicos, empresas e Start Ups, sempre de modo a incentivar a interação e a partilha de conhecimento entre essas entidades.

A SBE IST irá proporcionar uma semana cheia de palestras de investigadores e empresas na área de bioengenharia, visitas de estudo a centros de investigação relevantes, workshops, entre outros.

Mais informações em: http://sbe.tecnico.ulisboa.pt/

SBE nos media

"Uma panóplia de diferentes atividades, oradores e temáticas para dar resposta aos interesses de todos os cursos envolvidos na organização do evento.

A SBE vai já na quarta edição e resulta do envolvimento de alunos dos Mestrados Integrados em Engenharia Biomédica e Engenharia Biológica e dos Mestrados em Biotecnologia e Microbiologia, todos pertencentes ao Departamento de Bioengenharia do Técnico. Esta variedade de interesses e conhecimento exige sempre “uma cooperação reforçada”, como frisa a própria organização."

Lê mais em:

Semana de Bioengenharia pautada pela diversidade

BioMind - Make it in 24H!

24/02/2018 e 25/02/2018 - Instituto Superior Técnico

Agradecimentos

O BioMind - Make it in 24 hours decorreu este fim de semana, no Instituto Superior Técnico, com enorme sucesso!

Queremos agradecer a presença das 25 equipas de futuros Engenheiros Biomédicos, de 4 faculdades diferentes que se empenharam e trabalharam arduamente durante 24horas intensivas e desenvolveram fantásticas ideias para a gestão de informação clínica em 2025!

Um agradecimento especial à José de Mello Saúde por aceitar e acreditar neste desafio desde a primeira hora, ao Banco BPI e ao Instituto Superior Técnico por patrocinarem e tornarem possível a nossa iniciativa que permitiu criar uma ligação entre os alunos de Engenharia Biomédica e empresas e instituições da nossa área!

Queremos também agradecer à Professora Inês Marques do IST; à Eng. Filipa Fixe, diretora de HealthCare na Glintt, à Dra. Paula Ponce Business Manager no BPI, ao Dr. Pedro Bastos, CEO do Hospital Vila Franca de Xira; ao Eng. João Leal, Gestor de Informação Clínica e Business Intelligence José de Mello Saúde; ao Dr. Pedro Miranda, coordenador dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e ao Eng. Manuel Tânger, Co-fundador da Beta-i, por terem aceite o nosso convite e estarem presentes enquanto jurados no nosso evento.

Deixamos também um agradecimento aos mentores Dra. Rita Ralha, Dra. Ana Lima, Dra. Carolina Martins, Eng. João Pedro Marques, Dr. Mário Bica e Eng. Diogo Branco da José de Mello Saúde, e Dr. David Magboulé da LabToMarket. Foram incansáveis a responder às questões dos nossos participantes e a discutir as suas ideias até que ganhassem forma e se tornassem cada vez melhores.

Agradecemos aos nossos apoios Águas Luso, XBOX, Nestlé e Delta Cafés.

Por último, e não menos importante, fica um agradecimento aos colaboradores do staff, e à sua incrível ajuda que tornou toda a logística possível e muito contribuiu para o sucesso deste evento!

BioMind

BioMind


Lanche de Natal Solidário

16/12/2017 - Sala Q01


Sessão de Esclarecimento - Perfis

28/11/2017 e 04/12/2017

Formadores: Professor João Sanches, Professora Mónica Oliveira, Professor Paulo Fernandes e Professor João Conde

Visita ao IBEB - Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica

28/11/2017 - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Sessão de Esclarecimento - Programas de Mobilidade & Speed Dating

21/11/2017

Formadores: Professor João Sanches e Sílvia Santos (Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional)
Resumo
No passado dia 21 de Novembro, realizou-se uma Sessão de Esclarecimento de Dúvidas acerca de Programas de Mobilidade, juntamente com um evento de Speed Dating com alunos de Engenharia Biomédica que já passaram por essa experiência. Com o auxílio do Professor João Sanches, Coordenador da Mobilidade no nosso curso, e da Sílvia Santos, representante do NMCI, foram apresentados aos alunos os diversos programas existentes para Engenharia Biomédica, tal como o procedimento a seguir no caso de se quererem candidatar a algum dos programas.
Após um breve coffee break, os alunos mais novos tiveram, então, a oportunidade de falar com quem já passou pela experiência de um programa de mobilidade, mas num formato um pouco diferente - Speed Dating. Com as mesas organizadas por países, os alunos tiveram a possibilidade de falar com os mais experientes acerca das suas dúvidas, interesses e receios, de um modo mais informal e descontraído. Contaram-se histórias, transmitiram-se conselhos e muitas memórias especiais foram relembradas.
Caso queiram ter acesso à apresentação cedida pela formadora Sílvia Santos, basta acederem a este link.

Erasmus


Biom-a-gusto

13/11/2017 - Traseiras do Bar de Matemática

Resumo
Assim se passou mais uma edição do famoso Biom-A-Gusto! Fizemos uma pausa no nosso árduo estudo para passarmos um fim de tarde a aquecer a alma com uma bela dose de castanhas e convívio! Esta actividade foi, assim, uma bela oportunidade para fortalecer o espirito biomédico e por isso esperamos que tenham gostado! Contamos com vocês para o ano!

Biom-a-gusto


Sessão de Esclarecimento - Tese

10/11/2017

Formadora: Professora Patrícia Figueiredo

XV Encontro de Engenharia Biomédica

11/10/2017 - Aula Magna da FMUL

Resumo
O NEBM gostaria de agradecer à coordenação do curso pelo convite e pela organização do evento, ao professor Arlindo Oliveira pela sua participação, aos oradores pelas muito interessantes palestras e discussões, a todos os professores e alunos que estiveram presentes, e ainda à recém criada ANEEB - Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica pela presença e pelo esforço que tem feito pela Engenharia Biomédica.
Neste link podem consultar as três apresentações e ainda um resumo dos currículos dos oradores.

XV Encontro de Engenharia Biomédica


Workshop de Matlab

09/10/2017 e 12/10/2017

Formadores: Ricardo Trindade e Nuno Matias

A Barraca da TUA Mãe

06/10/2017 e 07/10/2017 - Arraial do Técnico


Workshop de Python

02/10/2017 e 09/10/2017

Formador: Francisco Cachado

IV Fim de Semana Radical

23/09/2017 e 24/09/2017 - Valada do Ribatejo (Cartaxo)

Resumo
Foram 2 dias de pura aventura! Depois de nos reunirmos todos à entrada do IST seguimos para o River Park Valada, onde montámos o nosso acampamento. Durante a tarde praticámos canoagem ao longo do rio Tejo, com uma paragem para atividades de grupo que nos colocaram à prova. O dia acabou com um saboroso churrasco, acompanhado de música e animação. Após alvorada bem disposta, desfrutámos de várias atividades no MyCamp Outdoor do Cartaxo, tais como escalada, paintball, slide, tiro com arco, segway e slackline. Diversão não faltou! Ao final do dia, regressámos à capital estafados, mas com um sorriso nos lábios, terminando assim mais um Fim de Semana Radical organizado pelo NEBM-IST. Para o ano há mais!

IV Fim de Semana Radical